Biografia

BIOGRAFIA

biografia

Ângelo Rodrigues teve o primeiro contacto com o teatro em 2002. Aos 15 anos, frequentou o Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, em Santa Maria da Feira. O colégio tinha um auditório sub-aproveitado e, com a permissão da directora, apresentou lá os seus primeiros espectáculos. Escreveu, encenou e protagonizou algumas peças, onde procurou sempre incluir os colegas da turma. Os textos eram satíricos e o tom cómico. Estava subjacente um constante desafio à autoridade, típico da adolescência.

 

Integrou uma companhia de teatro semi-profissional (TORF), com a qual apresentou dois espectáculos: A Lamentação da Mula (2003) e Desimaginação (2004). Ambas foram encenadas por Jorge Castro Guedes, cujo método de trabalho rigoroso e exigente estimulou Ângelo Rodrigues a ser um actor mais disciplinado.

 

Paralelamente, começou a fazer alguns trabalhos de figuração. Na telenovela O Teu Olhar (TVI), as gravações tinham lugar na Figueira da Foz, a 120 kms da sua terra-natal. Tinha de apanhar dois comboios e todo o dinheiro que ganhava era para pagar os transportes. Para ele, “era uma forma de começar a absorver toda a mecânica do meio, por isso valia pela experiência.” Fez figuração em outros programas do day-time da RTP1: Portugal No Coração e Praça da Alegria.

 

Terminou o 12º ano com média de 17,2 valores. Mudou-se para Lisboa e ingressou na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, para estudar Artes Cénicas. Estreou-se em televisão na telenovela Doce Fugitiva (TVI) quando tinha 19 anos. Saiu da telenovela para protagonizar a série P.I.C.A. (Plano de Intervenção em Canal Alternativo), que misturava realidade e ficção. Em 2008, foi um dos protagonistas de Morangos Com Açúcar: Série V, série juvenil de grande sucesso. Ainda na TVI, interpretou o delinquente Zé João, no telefilme Pelas Próprias Mãos e o ilusionista Germano, na telenovela Deixa Que Te Leve.

 

Em 2009 fez a sua primeira incursão pelo cinema, com participações em A Esperança Está Onde Menos Se Espera, A Bela e o Paparazzo e na curta-metragem Algo de Bom. No mesmo ano, estudou cinema na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), onde tirou o curso de Realização, concluído com 16 valores.

Mudou-se para a SIC em 2010, e integrou o elenco de Laços de Sangue, uma co-produção SIC / Globo vencedora de um Emmy Internacional na categoria de Melhor Telenovela. Saiu a episódios do fim para protagonizar Rosa Fogo, também nomeada para um Emmy Internacional na categoria de Melhor Telenovela. Aos 23 anos, Ângelo Rodrigues tornou-se no protagonista mais novo de sempre em prime-time. No mesmo ano, foi nomeado na categoria Revelação dos Globos de Ouro, evento que premeia a excelência nas áreas da arte e entretenimento.

 

Foi um dos primeiros colocados nas audições para a Escola Superior de Teatro e Cinema, onde tira actualmente a licenciatura em Teatro. Esteve em cartaz com a peça Só Os Idiotas Querem Ser Radicais, encenada por John Romão, e com os clássicos Prometeu Agrilhoado, de Ésquilo, e A Gaivota, de Anton Tchekov. Destacam-se os workshops que fez com a conceituada preparadora de actores Margie Haber e as masterclasses com os realizadores Stephen Frears (2010) e David Cronenberg (2012).

 

Participou no filme O Que Há De Novo No Amor?, que venceu o prémio TAP para melhor longa-metragem no Indie Lisboa Film Festival e fez parte da Selecção Oficial do São Paulo International Film Festival, em 2012.

 

Em 2013 foi convidado para interpretar o homossexual Simão na telenovela Sol de Inverno. Foi a primeira vez que a co-adopção foi abordada na ficção portuguesa, um tema sensível que dividiu bastante a opinião pública, numa fase em que a mesma constituía um projecto-lei que esperava aprovação da Assembleia da República. Esta personagem foi um marco na sua carreira, impressionando pela densidade que emprestou à personagem, provando que o seu talento vai muito além dos seus atributos físicos. Terminadas as gravações, esteve em cena com Win & Will, a partir de Dias Felizes de Samuel Beckett, e Hamlet Machine, de Heiner Müller.

 

Em 2014, fez parte da telenovela Mar Salgado. Para dar vida a Miguel, um instrutor de mergulho, viajou para o Dubai, onde tiveram início as gravações.

 

Em Agosto do mesmo ano, viajou para o Brasil ao abrigo de um protocolo de mobilidade internacional, para terminar o último ano da licenciatura na UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, concluída com a média de 18 valores.

 

Teve 3 meses de formação no Brasil, no âmbito da disciplina Teatro e o Enclausuramento, para poder dar aulas no Complexo Penitenciário de Bangu, a prisão de segurança máxima do Rio de Janeiro. O propósito era nobre: partilhar com os presos noções básicas de teatro, jogos de desinibição, espírito de grupo e exercícios de confiança. Podia estar ao lado de um assassino, marginal ou o ”dealer” mais perigoso do Brasil, não interessava. Estavam ali unidos com um único propósito: o [[Teatro]]. Nas palavras do próprio, “entrei em conflito com o meus próprios preconceitos”, sendo, por isso, uma experiência altamente enriquecedora.

 

Em 2015, estreia-se em terras brasileiras na série As Canalhas, transmitida no canal cabo da TV Globo, GNT. Regressa a Portugal para fazer parte do elenco de Poderosas, na SIC, e protagonizar o espectáculo Os Condenados, em cena no Teatro Nacional D.Maria II.

 

Em 2015, estreia-se em terras brasileiras na série As Canalhas, transmitida no canal cabo da TV Globo, GNT. Regressa a Portugal para fazer parte do elenco de Poderosas, na SIC, e protagonizar o espectáculo Os Condenados, em cena no Teatro Nacional D.Maria II. É o eleito para dar vida a Don Giovanni, um dos clássicos mais adaptados de todos os tempos, que esteve em cena duas temporadas no Teatro Thalia e Teatro da Trindade.

imdb